Qual a causa da Afta? Ela tem cura?
- Dra. Raquel Ventura Nunes
- 2 de abr. de 2018
- 1 min de leitura

Estas são perguntas mais comuns feitas pelos pacientes que sofrem da Estomatite Aftosa Recorrente, popularmente conhecida como” Afta”.
A Estomatite Aftosa Recorrente é uma das mais comuns alterações patológicas da mucosa bucal. Ela pode ser desencadeada por vários agentes causais, tais como alergias, predisposição genética, deficiências nutricionais, anormalidades sanguíneas, influências hormonais, agentes infecciosos, trauma, doenças sistêmicas, estresse e predisposição genética.
Essas condições produzem efeitos presumíveis, sobre o sistema imune estando diretamente ligados à presença de aftas em alguns grupos de pacientes.
A maioria dos pacientes com aftas não requerem nenhum tipo de tratamento, pois elas desaparecem no período de 7 a 14 dias, podendo receber apenas tratamento tópico periódico, para minimizar a freqüência e a intensidade dos ataques. Nos casos mais graves, como as aftas maiores, resistentes ao tratamento tópico, o uso da medicação sistêmica pode ser utilizada para controlar a doença.
É importante ressaltar que a história médica do paciente deve ser revista e investigada, a fim de se buscar sinais e sintomas de qualquer desordem sistêmica, que possa estar relacionada com ulcerações semelhantes a aftas.
Comments